Educação

Nutricionistas realizam avaliação de alunos da rede municipal de ensino

Dentro das atribuições do nutricionista da Alimentação Escolar inclui-se a realização do diagnóstico nutricional dos alunos. Em Palotina esta avaliação foi realizada pelas nutricionistas da SEMEC, os professores de educação física, os secretários escolares, as estagiárias de nutrição e o NASF.

No ano de 2022 foram avaliados 2.737 alunos (95,43%) das escolas da rede pública municipal de Palotina das turmas do infantil 4 ao 5º ano.
Diagnóstico dos alunos avaliados:

• 3,69 % baixo peso;
• 66,02 % em estado de eutrofia (peso normal);
• 15,16 % em sobrepeso;
• 15,13 % em obesidade.

A prevalência do sobrepeso e obesidade é de 30,29%, a obesidade infantil pode levar a problemas de saúde como diabetes, hipertensão arterial, dislipidemias, problemas ósseos entre outros.

Segundo as nutricionistas da Secretaria de Educação e Cultura, para melhor controle do excesso de peso faz necessário uma melhoria nos hábitos alimentares das famílias, evitando o consumo de alimentos industrializados que são ricos em gorduras e açúcares e aumentando o consumo de alimentos in natura.

O Programa Alimentação Escolar é baseado em alimentos in natura e minimamente processados, visando uma qualidade nutricional maior, sendo equilibrado com todos os nutrientes que os alunos necessitam no período de permanência escolar.

fb-share-icon

Ageiél Machado

Jornalista laureado pela UNIVEL, 2021. Pós-graduando em MBA Marketing Digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp