Saúde

Mais da metade do mundo estará com obesidade em 2035

Segundo a nova edição do Atlas da Obesidade no Mundo, mais da metade da população mundial estará acima do peso ou obesa até 2035 — com o índice de massa corporal (IMC) acima de 25 kg/m² ou 30 kg/m².

De acordo com o relatório, o aumento da obesidade foi impulsionado pelas restrições da pandemia, bem como pela promoção de alimentos não saudáveis.

Hoje em dia, cerca de 2,6 bilhões de pessoas — 38% da população mundial — já está com sobrepeso ou obesidade. Se a previsão se confirmar, em 12 anos, mais de 4 bilhões de pessoas terão seu peso classificado em uma dessas categorias.

 

Os impactos

Estudiosos destacam que a obesidade aumenta o risco de câncer e problemas cardíacos, dentre outras doenças. Na infância, o excesso de peso pode estar associado ao diabetes tipo 2 e à má formação do esqueleto.

Além disso, o custo global da obesidade deve disparar de US$ 2 trilhões em 2019 para US$ 4 trilhões em 2035, o que seria o equivalente a 3% do PIB global — soma comparável ao dano causado pelo COVID.

No Brasil, a estimativa é que 41% da população adulta tenha obesidade até 2035. Entre as crianças, o crescimento será mais acelerado, atingindo 27% dos mais novos.

Créditos: The News

fb-share-icon

Ageiél Machado

Jornalista laureado pela UNIVEL, 2021. Pós-graduando em MBA Marketing Digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp