Saúde

Palotina inicia a vacinação contra a dengue na segunda-feira (6)

Após ampliação da Estratégia de vacinação contra dengue que se iniciou no Brasil em fevereiro deste ano, o município de Palotina foi contemplado com 568 doses do imunizante as quais serão distribuidas entre as oitos salas de vacina existente no município e a vacinação será iniciada na segunda-feira, dia 06 de maio.

De acordo com a secretária de Saúde Jéssica Kehrig, a vacinação será realizada em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. “Não será preciso se cadastrar, basta os pais ou responsáveis, levarem seus filhos, nesta faixa etária, munidos com o CPF e o Cartão Nacional SUS – CNS, atualizado”, afirma Jéssica ao mencionar que de acordo com ultimo Censo do IBGE, o município de Palotina possui 2.272 residentes de 10 a 14 anos de idade.

A VACINA

O imunizante foi feito a partir do vírus da dengue atenuado. Isso significa que ela usa o microrganismo vivo, mas bem enfraquecido a ponto de não ser capaz de causar a doença. Para completar o esquema vacinal, é preciso aplicar duas doses da vacina contra dengue, com intervalo de três meses entre elas. A vacinação contra a dengue, desempenha um papel importante na proteção da saúde da população e no controlo da propagação desta doença.

Por meio da vacinação, existe a possibilidade de garantir um futuro mais seguro e saudável para todos. “Como cidadãos responsáveis, temos a obrigação de cuidar da nossa própria saúde e das pessoas ao nosso redor. A decisão de receber as doses da vacina contra a dengue representa uma ação de proteção individual e coletiva e com isso, contribuímos para a prevenção da doença e ajudamos a diminuir sua propagação”, revela Jéssica.

fb-share-icon

Ageiél Machado

Jornalista laureado pela UNIVEL, 2021. Pós-graduando em MBA Marketing Digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp