Saúde

Palotina: Saúde celebra resultados históricos

O prefeito de Palotina e presidente do Consamu, Luiz Ernesto Giacometti, recepcionou nesta quinta-feira (22) o secretário estadual de Administração e Previdência, Elisandro Frigo, para prestar contas a respeito do avanço dos números da saúde pública no município e o avanço que o sistema apresentou após a instalação de 10 leitos de UTI no Hospital Municipal Quinto Abrão Delazari.

A abertura dos trabalhos esteve a cargo da coordenadora de Saúde da Prefeitura, Nissandra Karsten que lembrou do esforço e dedicação de toda a equipe e a comunidade para a abertura das Utis.

“Num primeiro momento, em março de 2021, essa ação foi motivada pelo crescimento vertiginoso de casos de covid. Essa situação permaneceu até junho. Depois disso, o estado cancelou as UTIS, mas município, corajosamente, manteve as unidades abertas. A novidade agora é que, desde agosto último, as 10 unidades voltaram a atender pacientes com outras enfermidades”, disse ela aio mencionar que desde do inicio, as UTIS já atenderam 734 pacientes.

Destes números, destacou Giacometti, de atendimento, 270, ou seja: 42,72% do público foi composto por palotinenses, “A partir de agora, a administração estará trabalhando para a reforma e a ampliação da estrutura, para efetuar pequenas cirurgias que até então eram feitos em Toledo e Cascavel e passarão a ser feitas em Palotina”, destaca Giacometti.

Um exemplo é a hemodiálise: em Palotina, oito leitos fazem esse serviço, ao passo que em Toledo, no Hospital Bom Jesus, apenas um leito executa esse tratamento. Sem o deslocamento à cidade vizinha, o SUS facilita a vida do médico, do paciente e dos familiares. “10 leitos de UTI de Palotina, utopia para muitos, sonho de todos e uma realidade para nós”.

 

Fonte: assessoria.

fb-share-icon

Ageiél Machado

Jornalista laureado pela UNIVEL, 2021. Pós-graduando em MBA Marketing Digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp