Câmara aprova lei que cria a Semana Municipal do Campo Limpo
A Câmara de Vereadores de Palotina aprovou Projeto de Lei do Legislativo Municipal e de autoria do Vereador Thiago Mostachio (PSDB), que institui a Semana do Campo Limpo no âmbito do município. A aprovação foi feita durante sessão ordinária desta segunda-feira (14).
O objetivo da propositura é a conscientização da população sobre a destinação e a forma correta de devolução das embalagens vazias de agrotóxicos, visando à proteção da saúde humana, dos animais e do meio ambiente.
O projeto prevê a realização de ações educativas junto aos estudantes e à sociedade em geral com objetivo de promover a ampla divulgação do tema nos meios de comunicação; realizar ações integradas e atividades, visando a conscientização de agricultores, canais de distribuição, revendas, fabricantes e a sociedade em geral, acerca da importância da logística reversa das embalagens vazias de agrotóxicos; estabelecer diretrizes para o desenvolvimento de ações integradas, envolvendo a população, órgãos públicos, instituições públicas e privadas, visando ampliar o debate sobre o tema da correta destinação de embalagens vazias de agrotóxicos e estimular programas e projetos na área da educação ambiental sobre a importância da correta manipulação, e destinação das embalagens vazias de agrotóxicos.
O projeto de lei que institui a Semana do Campo Limpo foi aprovado por unanimidade. Durante a sessão uma equipe da Associação Regional Oeste Paranaense de Distribuidores de Defensivos Agrícolas (ARDEFA), com sede em Palotina, esteve na Câmara. Anualmente a associação realiza em agosto atividades no Dia Nacional do Campo Limpo (18/08) para celebrar as conquistas no sistema de destinação final de embalagens de agrotóxicos nos municípios que fazem parte de sua área de ação.
Créditos: Assessoria/Câmara