Dia das Crianças é celebrado com alegria na Unidade Conviver de Palotina
Nesta quarta-feira, dia 11, a Unidade Conviver de Palotina proporcionou um dia repleto de brincadeiras e diversão para as crianças e adolescentes, alusivo ao Dia das Crianças. A equipe técnica, composta pela psicóloga Natália Dalpubel e pedagoga Elizete Pierezan, organizou um dia especial para celebrar essa data.
“Foi emocionante fazer parte deste dia especial, compartilhando momentos de alegria e diversão ao lado das crianças da Unidade Conviver. Acreditamos na importância de proporcionar a elas experiências memoráveis, fortalecendo os laços de convivência e promovendo o desenvolvimento saudável”, destaca a secretária de Assistência Social, Miriam Elena Souto de Giacometti.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é um serviço relativamente novo em Palotina, e vem tomando sua forma enquanto Serviço Socioassistencial, oferecendo à população que vivencia situações de vulnerabilidades sociais, novas oportunidades de reflexão acerca da realidade social, contribuindo dessa forma para a planejamento de estratégias e na construção de novos projetos de vida.
A segurança de convívio, garantida aos usuários pela Política Nacional de Assistência Social (PNAS), refere-se à efetivação do direito à convivência familiar e à proteção da família. Visa o enfrentamento de situações de isolamento social, enfraquecimento ou rompimento de vínculos familiares e comunitários, além de situações discriminatórias e estigmatizantes.
O direito ao convívio é assegurado, por meio de um conjunto de serviços locais que visam à convivência, à socialização e à acolhida de famílias cujos vínculos familiares e comunitários precisam ser protegidos.
O enfrentamento das situações de vulnerabilidades é realizado por meio de ações centradas no fortalecimento da autoestima, dos laços de solidariedade e dos sentimentos de pertença e coletividade.
As atividades oferecidas pelo SCFV abrangem naturezas artístico-culturais, desportivas, esportivas e lúdicas, funcionando como estratégias para promover a convivência e ressignificar experiências conflituosas, violentas e traumáticas vivenciadas pelos usuários. Atualmente, o serviço atende 58 crianças, promovendo momentos de aprendizado, integração e alegria em sua jornada.