EUA acusam Rússia de crimes contra a humanidade na Guerra da Ucrânia
Após fala da vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, os EUA concluíram formalmente que a Rússia cometeu crimes contra a humanidade durante a Guerra da Ucrânia.
A declaração foi feita na 59ª edição do principal fórum de segurança global, que tem como pauta dominante o maior conflito europeu desde a Segunda Guerra.
O que são crimes contra a humanidade?
No direito internacional, essa classificação é mais grave do que a de crimes de guerra, que inclui práticas como obrigar soldados capturados a servir no exército inimigo ou atacar equipes de ajuda humanitária.
Agora, quando falamos em crimes contra a humanidade estamos dizendo que atos como assassinatos e estupros foram dirigidos de forma sistemática e intencional contra civis.
Ainda sobre o conferência
O governo americano afirmou esperar que sua declaração — que foi resultado de uma longa análise legal — incentive a comunidade internacional a responsabilizar Putin pelo conflito.
Já a Ucrânia usou a conferência para reforçar a aliados ocidentais seus pedidos de armamentos mais pesados. A comunidade internacional também reforçou a importância de que a Rússia pague pela reconstrução da Ucrânia.
Crédito: The News