Segurança

FAB conclui extração de dados das caixas-pretas de aeronave envolvida em acidente em Vinhedo (SP)

A Força Aérea Brasileira (FAB), através do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), finalizou a extração das informações contidas nos gravadores de voo da aeronave de matrícula PS-VPB, que se acidentou em Vinhedo, São Paulo, na última sexta-feira (09/08). Os dispositivos, conhecidos popularmente como caixas-pretas, incluem o Cockpit Voice Recorder (CVR), que grava as conversas e sons da cabine, e o Flight Data Recorder (FDR), que registra os dados técnicos do voo.

Na manhã do sábado (10/08), os equipamentos foram levados ao Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo (LABDATA), localizado em Brasília (DF). Lá, uma equipe técnica especializada está conduzindo um trabalho detalhado para extrair e analisar os dados. Segundo o Brigadeiro do Ar Marcelo Moreno, chefe do CENIPA, os gravadores capturaram com sucesso os dados referentes ao acidente.

O trabalho de análise do CVR envolve o estudo minucioso dos diálogos e sons registrados na cabine, bem como as comunicações com o controle do espaço aéreo. Há também a identificação de possíveis alarmes sonoros, o que pode requerer o uso de software de análise espectral. Já o FDR está sendo utilizado para converter os dados eletrônicos binários em unidades de engenharia, possibilitando a análise detalhada dos parâmetros do voo.

Com a conclusão da extração dos dados, a investigação avança agora para a fase de Análise de Dados, onde serão examinados os aspectos operacionais, ambientais e humanos do voo, além de um estudo detalhado dos componentes e sistemas da aeronave. O CENIPA pretende divulgar um Relatório Preliminar com informações factuais do acidente dentro de 30 dias.

O Brigadeiro Moreno destacou que o trabalho de validação dos dados extraídos é realizado com alta precisão e demanda a utilização de tecnologias de ponta e recursos humanos altamente qualificados. Isso pode resultar em variações no tempo necessário para responder às perguntas da investigação, mas garante a meticulosidade e a exatidão do processo.

Galeria de Imagens

Fonte/fotos: CENIPA

fb-share-icon

Ageiél Machado

Jornalista laureado pela UNIVEL, 2021. Pós-graduando em MBA Marketing Digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp