Saúde

HOSPITAL MUNICIPAL: Relatório divulga números de atendimentos nos leitos de UTI

A Secretaria Municipal de Saúde de Palotina divulgou um relatório com a estatística de atendimentos dos leitos de UTI do Hospital Municipal Prefeito Quinto Abrão Delazeri em 2022. Em 11 meses de funcionamento com leitos regulados pela Central Estadual de Regulação de Leitos (fevereiro a dezembro de 2022) foram atendidos 325 pacientes. Destes, 61% eram do sexo masculino com média de idade de 65 anos. Quanto à procedência dos pacientes, os principais municípios que encaminharam pacientes foram Toledo, Guaíra e Marechal Cândido Rondon, sendo que palotinenses representaram 29% dos internados.

O que chamou a atenção da direção e servidores do Hospital Municipal de Palotina foi o grande número de pacientes provenientes de Cascavel e de municípios da 10ª Regional de Saúde (82 no total). A grande maioria desses pacientes 79,8% apresentavam comorbidades crônicas, destacando-se hipertensão, diabetes, doenças cardíacas e tabagismo.

O tempo médio de permanência foi de 9,3 dias em cada internação, sendo os principais diagnósticos respiratórios (pneumonia, insuficiência respiratória, doença pulmonar crônica), doenças cardiológicas clínicas e insuficiência renal (que necessita de hemodiálise). “Vale ressaltar que o Hospital também atendeu pacientes com dengue grave, intoxicação por drogas (tentativa de suicídio) e deu retaguarda para pacientes pós-cirúrgicos de alto risco (especialmente do Programa Opera Paraná).

Quanto a vacinação do Covid-19, dos pacientes internados constatou-se que 9,82% não receberam a vacina e 53,8% tinham mais de 3 doses. A taxa de alta foi de 53,33% e de óbitos 34%”, revela a coordenadora de Saúde de Palotina Nissandra Karsten.

fb-share-icon

Ageiél Machado

Jornalista laureado pela UNIVEL, 2021. Pós-graduando em MBA Marketing Digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp