Cultura

LEI PAULO GUSTAVO: Palotina é representada no encontro técnico em Foz do Iguaçu

O Ministério da Cultura (MinC) e a Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, com apoio da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, estão realizando uma oficina destinada a secretários e dirigentes culturais de todo o Estado do Paraná sobre a recém-lançada Lei Paulo Gustavo. O evento, denominado Circula MinC Paraná, acontece hoje, (19) e amanhã (20), no salão de eventos do Hotel Carimã em Foz do Iguaçu que deve contar também com a participação da Ministra da Cultura Margareth Menezes.

O Diretor de Cultura de Palotina, maestro Nélio Amaro e o professor de Artes que é o coordenador da Lei Paulo Gustavo em Palotina, Silvio Rinaldi, estão participando do evento. De acordo com Nélio, o encontro técnico visa dar suporte especializado e capacitação a gestores culturais para a solicitação de recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG) por meio da plataforma Transferegov. A plataforma vai receber os planos de ação de estados e municípios até o dia 11 de julho.

A Lei Paulo Gustavo vai destinar mais de R$ 98 milhões ao Estado do Paraná e outros R$ 105 milhões aos municípios paranaenses. São recursos que, direta ou indiretamente, vão impactar positivamente a economia do Estado e dos municípios. Segundo o diretor de Cultura de Palotina, a LPG é resultado de uma luta dos que militam no campo da cultura, iniciada durante a pandemia de Covid-19, que limitou severamente as atividades do setor.

É, ainda, uma homenagem a Paulo Gustavo, artista símbolo da categoria, vitimado pela doença. “Estamos participando das oficinas técnicas com o objetivo de ajudar os artistas, os fazedores de cultura palotinenses, a terem acesso aos recursos que serão viabilizados pela LPG”, afirma o maestro Nélio Amaro.

fb-share-icon

Ageiél Machado

Jornalista laureado pela UNIVEL, 2021. Pós-graduando em MBA Marketing Digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp