Saúde

LIRAa 2024: Levantamento do Índice de Infestação do Mosquito da Dengue em Palotina

O setor de Endemias de Palotina deu início às atividades deste ano com a realização do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), uma ferramenta do Ministério da Saúde para avaliar os índices de infestação do mosquito transmissor de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya. Este levantamento fornece informações para direcionar as estratégias de controle e prevenção, visando conter a disseminação do inseto e reduzir a contaminação.

O LIRAa, realizado nos dias 3 e 4 de janeiro, revelou um índice de infestação de 2,50%. Os principais criadouros identificados incluem: balde, lona, pratinho de planta, pneu, bebedouro de animal, tambor, sacola plástica, vaso sanitário, ralo, garrafa e caixa d’água.

As localidades com os maiores índices de infestação foram identificadas como: Jardim Itália (40%), Jardim América (12,5%), Jardim Califórnia (10%), Cohapar (8,92%), Centro 04 (6%), Morada do Sol (5,26%) e Bela Vista (4,83%).

Além dos riscos à saúde, a proliferação do mosquito acarreta consequências indesejáveis. A dengue, por exemplo, é uma doença grave que pode levar à hospitalização e até mesmo à morte.

A prevenção continua sendo a forma mais eficaz de combate ao Aedes aegypti. Portanto, é importante a conscientização da população para eliminar locais propícios para a reprodução do mosquito, evitando o acúmulo de água parada.

fb-share-icon

Ageiél Machado

Jornalista laureado pela UNIVEL, 2021. Pós-graduando em MBA Marketing Digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp