Segurança

Mafioso italiano foragido há 30 anos é preso na Sicília

Seguindo um roteiro digno de Francis Coppola, ontem, a polícia italiana prendeu o fugitivo mais procurado do país, Matteo Messina Denaro, chefe da máfia Cosa Nostra — organização criminosa centenária.

Foragido há 30 anos, as forças de segurança não tinham nenhuma foto atualizada do criminoso, contando apenas com a tecnologia para projetar sua aparência atual.

Contexto: Condenado por vários assassinatos, bem como pela participação em ataques a bomba em Florença, Roma e Milão, Denaro colecionava diversas sentenças de prisão perpétua.

Inclusive, segundo os policiais, mesmo foragido, o italiano ainda dava comandos para as ações da máfia na área ao redor da cidade de Trapani — um reduto sob o seu controle.

Onde ele foi encontrado? Em uma operação que envolveu dezenas de policiais, Denaro — agora com 60 anos — foi capturado em uma clínica particular na Sicília, onde recebia tratamento para um câncer.

 

A repercussão

A primeira-ministra de extrema direita da Itália, Georgia Meloni, disse que a prisão é uma prova de que o Estado não desiste da luta contra a máfia. No Twitter, ela escreveu que “o combate à criminalidade continuará como prioridade absoluta do governo”.

Após o anúncio da prisão, Meloni desembarcou em Palermo para se encontrar com os policiais que participaram da ação. O presidente do país, Sérgio Mattarella, também parabenizou as forças de segurança italianas.

Curiosidade: Em uma coincidência histórica, a prisão ocorre 30 anos e um dia após a captura de Salvatore “Toto” Riina, o mais poderoso chefe da máfia siciliana do século 20.

Fonte: The News

fb-share-icon

Ageiél Machado

Jornalista laureado pela UNIVEL, 2021. Pós-graduando em MBA Marketing Digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp