Internacional

Montadoras reavaliam investimentos em carros e elétricos

Nos últimos cinco anos, as montadoras investiram bilhões de dólares em carros elétricos, mas agora os planos estão mudando, com o crescimento das vendas desses veículos diminuindo.

As duas maiores montadoras dos Estados Unidos, Ford e General Motors (GM), estão revisando seus investimentos em carros elétricos. A Ford decidiu investir US$ 3 bilhões na produção de picapes a combustível e abandonou os planos de transformar uma fábrica no Canadá em uma unidade exclusiva para elétricos. A GM, por sua vez, lançou um novo SUV a gasolina e reduziu em 50 mil unidades a produção dos modelos movidos a bateria deste ano.

Os carros elétricos são significativamente mais caros de produzir, principalmente por causa das baterias. Além disso, as vendas não estão correspondendo às expectativas, devido aos altos preços e à infraestrutura limitada de carregamento em viagens longas. Atualmente, apenas dois dos dez modelos mais vendidos nos EUA são elétricos, representando 8% das vendas totais no país, um número que vem caindo.

Se o cenário mais provável se confirmar nas eleições dos EUA, o ex-presidente Donald Trump já declarou que vai cancelar os vários incentivos que o atual presidente Joe Biden deu aos carros elétricos. Trump argumenta que essa medida vai “salvar a indústria automobilística dos EUA da completa destruição”.

A mudança de estratégia das montadoras e o futuro incerto dos incentivos aos veículos elétricos indicam que a transição para um mercado predominantemente elétrico pode enfrentar desafios maiores do que os esperados inicialmente.

Créditos: The News / Foto: Pexels

fb-share-icon

Ageiél Machado

Jornalista laureado pela UNIVEL, 2021. Pós-graduando em MBA Marketing Digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp