Na Colômbia, prefeito Chico Brasileiro fortalece estratégia de internacionalização de Foz do Iguaçu
Durante agendas na Colômbia, o prefeito Chico Brasileiro estreitou novas parcerias pelo desenvolvimento de Foz do Iguaçu. Em reunião com representantes da ACI Medellín, o chefe do executivo apontou o interesse em uma parceria com a empresa para iniciativas atreladas à internacionalização do Município. O encontro fez parte da agenda dos gestores brasileiros da Frente Nacional de Prefeitos.
Segundo o prefeito, a aproximação com a ACI Medellín será benéfica para o desenvolvimento de projetos que irão impulsionar Foz do Iguaçu como um local propício a receber investimentos inovadores, projetos de desenvolvimento urbano, ambiental e turístico.
O Governo Municipal já há algum tempo vem realizando estudos e estimulando o debate acerca da criação de uma organização com os mesmos fins. A troca de experiências com a ACI pode contribuir para o avanço da proposta.
“Estivemos com uma entidade que é líder em processos de internacionalização na Colômbia. Essa relação pode ser estratégica e garantir uma cooperação com as nossas pastas. Foi-nos apresentada cada etapa deste processo e vimos que é possível melhorar, desde que todos se empenhem”, disse o prefeito.
Para potencializar os resultados a ACI prospecta mercados e setores econômicos de interesse, interagindo com empresas, investidores, instituições de fomento, entidades e órgãos como câmaras de comércio e embaixadas, apresentando-lhes o município como ambiente propício para investimentos e fornecendo gratuitamente todo o suporte técnico quanto às características regulatórias, tributárias e mercadológicas locais.
“Os órgãos públicos devem tomar as iniciativas, mas é muito importante contar com parceiros em todos os setores da sociedade. Quando o trabalho é bem feito, todos ganham e podem ter ótimos resultados”, completou o prefeito.
Com uma agência de desenvolvimento no município, os diversos setores e iniciativas poderão ser apoiados e fortalecidos, possibilitando ainda os inserir em um ecossistema de cooperação internacional. Esse cenário é favorável para o desenvolvimento sustentável, atração e retenção de investimentos, geração de emprego e inovação na cidade.
Iniciativas de urbanização
Ainda em Medellín foi conhecido o projeto de requalificação urbana “Parques del Rio”, de recuperação de áreas degradadas nas margens do Rio Medellín. Transformado em espaço público de recreação e lazer, o local conta com farta vegetação, equipamentos e mobiliário urbano inovadores e, atualmente, é bastante procurado por moradores e visitantes, convertendo-se num dos principais atrativos turísticos da cidade.
O trabalho contou com o acompanhamento do servidor da Secretaria de Turismo e Projetos Estratégicos, Leandro Vandré Heineck, assessor técnico da Diretoria de Captação de Investimentos, Projetos Estratégicos e Inovação.
Fonte: assessoria.