Nevoeiro encobre céu do Paraná enquanto fumaça de incêndios no Pantanal preocupa região
O céu de Palotina e diversas outras cidades no Paraná permanece encoberto por um nevoeiro desde a tarde de quinta-feira (16), possivelmente devido às correntes de vento que podem transportar a fumaça do Mato Grosso do Sul em direção aos municípios paranaenses, segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar). Embora o fenômeno tenha sido confirmado, o instituto não conseguiu especificar a região exata do foco.
Relatos de nevoeiro foram registrados em várias cidades, incluindo Rio Bonito do Iguaçu (PR), Ibema (PR), Dois Vizinhos (PR), Quedas do Iguaçu (PR), Chopinzinho (PR), Cascavel (PR), Foz do Iguaçu (PR), Balneário Camboriú (SC) e Florianópolis (SC).
O Simepar prevê chuva nos próximos dias, o que pode contribuir para normalizar as condições do céu e melhorar a qualidade do ar na região.
Enquanto isso, os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul declararam situação de emergência devido aos incêndios na região norte do Pantanal. Essas medidas possibilitam a participação do Governo Federal por meio da Defesa Civil, assim como a transferência de recursos para as ações de combate aos incêndios florestais e apoio aos municípios afetados.
O decreto em Mato Grosso, com vigência de 60 dias, reforça medidas de combate aos incêndios, concentrados no Parque Nacional do Pantanal, Reserva Particular do Patrimônio Natural Dorochê, parques estaduais Encontro das Águas e Rio Negro, além de propriedades privadas. Em Mato Grosso do Sul, o decreto de emergência, com validade de 90 dias, abrange municípios como Corumbá, Ladário, Miranda, Aquidauana e Porto Murtinho, os mais impactados pelos incêndios na região pantaneira.
Foto: Cateve