Palotina é destaque na produção de queijos premiados
Reconhecida como um dos principais pólos do agronegócio no Brasil, Palotina em seus 64 anos de emancipação se destaca pela produção em diversos setores do agronegócio.
Neste ano de 2024 ainda é destaque mundial com queijos especiais. A Granja Santo Expedito, localizada na linha Santana, no distrito de São Camilo, sob a gestão de Alcelino Mauro Bombacini e Tatiane Bombacini, conquistou prêmios nacionais e internacionais com a produção de queijos finos.
Premiação em Concurso Mundial
Em abril de 2024, a Granja Santo Expedito participou do Concurso Mundial de Queijos em São Paulo, com mais de 2 mil queijos inscritos. Alcelino diz que ele e a esposa ficaram surpresos, “fazia três meses que estávamos produzindo queijo e ter dois queijos premiados foi surpreendente. Um recebeu medalha Superouro, ficou entre os melhores do mundo, e o outro recebeu medalha de prata”, comentou.
O queijo maturado e defumado com madeira de eucalipto e folhas de laranjeiras da Granja Santo Expedito foi o grande campeão, recebendo o prêmio Superouro. Além disso, o queijo italiano tipo Bel Paese, produzido em parceria com o Biopark, ganhou a medalha de prata.
Últimas premiações
Feira Gastronômica e Novas Premiações – Entre os dias 11 e 14 de julho, ocorreu a 7ª edição da feira gastronômica de produtores em Blumenau, Santa Catarina. A Granja Santo Expedito competiu no concurso Queijos Brasil, com 1.538 queijos de todo o país, e conquistou premiações em todos os sete tipos de queijo enviados:
- Bel Paese: ouro
- Mito do Brasil: ouro
- Mito Brasileiro: prata
- Emental: prata
- Queijo com café: bronze
- Queijo ao vinho: bronze
- Queijo defumado: bronze
História e evolução
A produção de queijos surgiu como uma alternativa à crise da cadeia leiteira, que enfrentava preços baixos. Após cursos de qualificação no Sindicato Rural e a associação ao Biopark, que capacita produtores na produção de queijos finos, Alcelino e Tatiane decidiram investir no segmento. “Com essa parceria nós recebemos tecnologia deles, com isso temos dois tipos de queijo da linha de queijos finos. Outros nove tipos de queijo aqui são autorais nossos, queijos artesanais,” explica Alcelino.
Além disso, a Granja Santo Expedito continua buscando novas competições e aprimorando seus produtos. “Nós estamos muito satisfeitos. Seis meses que estamos produzindo, e tendo praticamente todos os nossos queijos consagrados,” comemora Alcelino.
A Granja Santo Expedito conta com uma loja física na granja, onde os visitantes podem degustar e comprar os queijos e vinhos da Serra Gaúcha. Alcelino revela planos de expansão: “Agora para final de agosto, pretendemos inaugurar um empório de queijos e vinhos na cidade.”
A história de sucesso da Granja Santo Expedito é um exemplo do potencial e da qualidade dos produtos brasileiros, fortalecendo ainda mais o nome de Palotina no cenário internacional de queijos finos.
Fotos: arquivo pessoal/divulgação