Palotina: mais de R$39 milhões serão investidos em saneamento
Começarão ainda neste mês de julho as obras de ampliação do sistema de esgoto de Palotina, no Oeste paranaense. Com um investimento de R$ 39 milhões, a Sanepar vai construir uma nova estação de tratamento, unidade de bombeamento e coletores que vão ligar as redes existentes à nova estação.
A estação de tratamento terá capacidade de depuração para 54 litros de esgoto por segundo e a rede coletora será ampliada em 6,8 quilômetros. O projeto será desenvolvido próximo ao Arroio Santa Fé e à Cerealista Tresbomm e a previsão que as obras se estendam até o segundo semestre de 2025. Atualmente, a cidade conta com mais de 67% de atendimento com coleta e tratamento de esgoto.
A tecnologia escolhida para essa ampliação é mais moderna e eficiente, com o sistema de lodos ativados. Nele, o tratamento é feito por um processo biológico com bactérias que utilizam o oxigênio para depurar o efluente. A maior vantagem desta tecnologia é a redução do odor nas unidades e mais eficiência na purificação do esgoto, que pode ultrapassar os 90%.
Créditos: Portal Alerta Paraná