Polícia Civil do Paraná desmantela esquema de falsos empréstimos
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) deflagrou nesta terça-feira (30) a operação Fallen Fox para desmantelar uma organização criminosa especializada em golpes de falsos empréstimos. Foram expedidos 79 mandados judiciais, sendo 43 de prisão e 36 de busca e apreensão, além de bloqueios de bens e valores. As ações ocorrem em Curitiba, Araucária, na Bahia, Piauí e Mato Grosso do Sul. Estima-se que o esquema tenha causado prejuízos de R$ 3 milhões em menos de um ano.
Os criminosos anunciavam empréstimos com juros baixos em plataformas online, atraindo vítimas que eram levadas a pagar taxas fictícias antes da liberação do crédito. Um dos golpistas recebia R$ 60 mil mensais pela criação dos anúncios fraudulentos. A organização usava o DDD 11 para simular localização em São Paulo e aumentar a credibilidade dos golpes.
A operação Fallen Fox é um desdobramento da operação Downfall, que reprimiu o tráfico de drogas em maio de 2023. Durante essa investigação, a PCPR identificou a ligação de alguns membros da organização com golpes de falso empréstimo. Na Downfall, foram presas 28 pessoas e cumpridos 87 mandados de busca em oito estados.
O delegado Ricardo Casanova explica que os golpistas criavam uma falsa sensação de segurança nas vítimas, exigindo pagamentos antecipados de diversas taxas fictícias. O delegado Emmanoel David orienta a população a desconfiar de ofertas de empréstimos online com juros muito baixos e a nunca fazer pagamentos antecipados, recomendando o uso de canais oficiais para verificar a autenticidade das instituições financeiras.
Galeria de Imagens
Fonte: AEN / Foto: PCPR