Cultura

Teatro Ludovico Riedi será palco do espetáculo “Flamenco para Todos”

O mês de maio está recheado de eventos em Palotina, além da Expo Palotina que acontece de 25 a 28 de maio, o município receberá outros diversos eventos e entre eles a apresentação do espetáculo “Flamenco para Todos”.

A apresentação serve da arte flamenca num diálogo contemporâneo com as obras “Poemas Del Cante Jondo ” e “El Romancero Gitano” do poeta e escritor espanhol Federico Garcia Lorca. “Flamenco Para Todos” intercala uma seleção romântica de poemas do escritor espanhol com dança e melodia, com cenas compostas por um ator, um violinista e duas “bailaoras”, que são dançarinas de Flamenco.

Para não perder a sonoridade e métrica da poesia de García Lorca, o espetáculo é apresentado na língua espanhola original. Além de Palotina, a peça passará aqui na região também por Assis Chateaubriand e Guaíra. Aqui em Palotina a apresentação é GRATUITA e acontecerá no dia 21 de maio, iniciando às 19:30hs no Teatro municipal.
“Flamenco Para Todos” é um projeto realizado com incentivo do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura/PROFICE – Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Estado do Paraná e com o apoio da Companhia Paranaense de Energia COPEL.

 

O FLAMENCO

O flamenco é um estilo de música e dança tipicamente espanhol. Essa manifestação cultural está relacionada sobretudo à comunidade autônoma da Andaluzia, ao sul da Espanha, assim como à cidade de Múrcia e à região de Estremadura. Com influência árabe, judaica e cigana, o flamenco está presente na identidade do povo andaluz e é considerado um ícone da cultura espanhola.

O flamenco teve origem nos bairros pobres ciganos (as gitanerias) e foi passado de geração para geração, transformando-se em uma expressão artística bastante elaborada. Por ter surgido em um período muito tumultuado, a história do flamenco perdeu detalhes importantes.

Na época, os povos mouriscos, judeus e ciganos sofreram grandes perseguições por conta da inquisição espanhola. Além disso, os ciganos – vindos da Índia em torno de 1425 – apresentavam uma forte tradição oral e suas músicas eram transmitidas através das próprias performances musicais para as comunidades.

Em decorrência dessa trajetória difícil, a música e a dança flamenca transmitem demasiada emoção, retratando o espírito arrebatador das lutas, o orgulho de suas origens, as dores e alegrias do povo. Essa expressão cultural teve por muito tempo pouquíssimo reconhecimento e apenas nos últimos 200 anos ganhou projeção.

Creditos: Frederico Garcia Lorca.

fb-share-icon

Ageiél Machado

Jornalista laureado pela UNIVEL, 2021. Pós-graduando em MBA Marketing Digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp