Tornado em Cascavel chega a 180km/h
A força-tarefa que trabalhou durante todo o dia para amenizar os impactos causados pelo tornado que atingiu Cascavel por volta das 6h desta quarta-feira (4), deixando um rastro de destruição, divulgou o balanço das ações realizadas.
Foram realizados 200 atendimentos emergenciais, 315 atendimentos residenciais e distribuídos 19 mil metros de lona. Entre o corte de árvores, galhos e desobstrução de vias, foram registrados 104 casos.
A força-tarefa contou com equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Secretaria de Meio Ambiente, Transitar, Guarda Municipal, Copel e Sanepar.
Tornado
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) classificou a tempestade em Cascavel como um tornado de categoria F2 da Escala Fujita, que vai de F0 a F5. Na categoria F2, os ventos atingem velocidades acima de 180 km/h.
Segundo o meteorologista e coordenador de Operação do Simepar, Marco Antonio Rodrigues Jusevicius, esse tornado foi identificado com base nas informações do radar meteorológico e pelas evidências da destruição deixada pela tempestade.
Durante todo o dia, equipes da Defesa Civil e várias secretarias trabalharam para atender a população diretamente afetada pelo tornado.
A região do bairro Santa Cruz foi uma das mais atingidas pelo temporal. Por isso, a Defesa Civil montou uma base móvel na Avenida Tito Muffato, próxima à Univel, para atender a população que precisa de lona.
“Estamos com uma equipe de quatro pessoas para atender o pessoal do Esmeralda, Paulo Godói e do Santa Cruz, para que eles não precisem ir buscar lona na Defesa Civil”, diz o coordenador do órgão, Marcio Ribeiro.
Fonte: assessoria / Fotos: Vanderlei Faria, Manoel Teixeira e Silvia Soluszynski/Secom