Meio Ambiente

Unidades do IAT no Paraná recebem donativos para ajudar o Rio Grande do Sul

O Governo do Paraná, por meio do Instituto Água e Terra (IAT), começou nesta segunda-feira (06) uma nova mobilização para ajudar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Os 21 escritórios regionais no Estado e a sede principal do órgão em Curitiba se transformaram em pontos de arrecadação de produtos de higiene e de limpeza; agasalhos e roupas íntimas; roupas de cama, colchões, travesseiros e cobertores. A iniciativa integra a campanha SOS RS, liderada pela primeira-dama Luciana Saito Massa e operacionalizada pela Coordenadoria Estadual da Defesa Civil.

O núcleo de Cascavel do IAT, na região Oeste, promove uma troca solidária de mudas de espécies nativas do Paraná por alimentos não perecíveis. Cada quilo dá direito a uma planta. Não há limite por pessoa. O ponto de coleta funcionará das 8h às 17h, inicialmente até sexta-feira (10), na sede local do IAT: Rua Afonso Pena, 1.766 – Centro, Cascavel.

A previsão do IAT é arrecadar uma tonelada de alimentos. A iniciativa pode ser estendida conforme a necessidade. “Queremos fazer a diferença, ajudar a população desse estado-irmão que é o Rio Grande de Sul. Entregar alimento para quem mais precisa neste momento e, paralelamente, incentivar o plantio de árvores nativas aqui no Oeste do Paraná”, destaca a engenheira florestal e coordenadora do viveiro regional de Cascavel, Aline Heberle.

Para adquirir as plantas nativas do Paraná, os interessados podem fazer a solicitação de mudas por meios digitais, como aplicativo Paraná Mais Verde, disponível na Play Store e Apple Store. Ao fazer a solicitação para até 100 mudas/ano, o requerimento é aprovado automaticamente e elas já poderão ser retiradas no viveiro selecionado. Basta ligar para o viveiro e agendar.

Para mais de 100 mudas, o requerimento seguirá para análise e aprovação de um técnico do IAT. O interessado poderá acompanhar a solicitação e será informado da aprovação. Após a liberação, as mudas ficam disponíveis no viveiro selecionado.

Outro caminho é via Sistema de Gestão Ambiental (SGA) pelo endereço www.sga.pr.gov.br. Após a solicitação, o pedido passará por uma análise do IAT. Caso seja aprovado, será encaminhado um e-mail ao requerente, com as informações do local de retirada das mudas e a documentação necessária.

O endereço e contato dos 21 escritórios regionais do IAT você encontra AQUI.

Créditos: AEN

fb-share-icon

Ageiél Machado

Jornalista laureado pela UNIVEL, 2021. Pós-graduando em MBA Marketing Digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp